quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Padre António Vieira

Assim escreveu o Padre António Vieira, há quase quatrocentos anos:
"... E de que modo os devoram e comem? Ut cibum panis: não como os outros comeres, senão como pão. A diferença que há entre o pão e os outros comeres, é que para a carne há dias de carne, e para o peixe dias de peixe, e para as frutas diferentes meses no ano; porém o pão é comer de todos os dias, que sempre e continuadamente se come; e isto é o que padecem os pequenos: são o pão quotidiano dos grandes; e assi como o pão se come com tudo, assim com tudo e em tudo são comidos os miseráveis pequenos, não tendo nem fazendo ofício em que os não carreguem, em que os não multem, em que os não defraudem, em que os não comam, traguem e devorem: Qui devorant plebem meam, ut cibum panis. Parece-vos bem isto, peixes? Representa-se-me que com o movimento das cabeças estais todos dizendo que não, e com olhardes uns para os outros vos estais admirando e pasmando de que entre os homens haja tal injustiça e maldade. Pois isto mesmo é o que vós fazeis. Os maiores comeis os peque­nos; e os muito grandes não só os comem um por um, senão os cardumes inteiros, e isto conti­nuadamente, sem diferença de tempos, não só de dia, senão também de noite, às claras e às escuras, como também fazem os homens.
Se cuidais, porventura, que estas injustiças entre vós se toleram e passam sem castigos, enganais-vos. Assi como Deus as castiga nos homens, assi também por seu modo as castiga em vós. Os mais velhos, que me ouvis e estais presentes, bem vistes neste Estado, e, quando menos, ouvirieis murmurar aos passageiros nas canoas, e muito mais lamentar aos miseráveis remeiros delas que os maiores que cá foram mandados, em vez de governar e aumentar o mesmo Estado, o destruiram, porque toda a fome que de lá traziam a fartavam em comer e devorar os pequenos..."
Assim escreveria hoje!

5 Comentários:

Blogger Torquato da Luz disse...

O clássico é sempre actual, caríssima Laura.
Bjs.

quarta-feira, fevereiro 06, 2008 7:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

olá
Via pesquisa no google "dei" com o teu blogue a cantar a cidade da Beira. Mais entusiasmado fiquei com a heráldica da Figueira da Foz,embora com cores desfocadas.
vou aparecer mais vezes.
Cumprimentos
Joaquim Moreira

quinta-feira, fevereiro 07, 2008 12:04:00 da manhã  
Blogger Laura Lara disse...

Torquato
Sem dúvida.
Beijos

quinta-feira, fevereiro 07, 2008 12:54:00 da manhã  
Blogger Laura Lara disse...

Joaquim
Agradeço a tua visita.
Vai aparecendo.
Saudações beirenses e figueirenses

quinta-feira, fevereiro 07, 2008 1:00:00 da manhã  
Blogger Madalena disse...

Não tenhas dúvida Laurinha que escreveria assim. E com razão, que é o que mais dói. Mil beijinhos para ti!

quinta-feira, fevereiro 07, 2008 1:42:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home