quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Respigos de África - LII

Qual a razão por que lhe chamavam burro, não sei. Já investiguei. Sem êxito! Era uma cama, que se armava numa saleta, à entrada da casa, para o meu Tio Manuel dormir, sempre que ia à Beira. Vinha de Gondola, viajava durante a noite e chegava sempre cheio de sono.
Naquela noite, ainda ninguém dormia. Mal nos tínhamos deitado. Um enorme estrondo assustou-nos a todos. O meu Pai levantou-se, pegou no cavalo-marinho e iniciou a ronda à casa, com receio, talvez, de que ladrões tivessem logrado entrar. Nada anormal! Bateu-se à porta da saleta. Nenhuma resposta. O meu tio já estaria, sem dúvida, a dormir, depois de uma noite em branco. Restabeleceu-se o silêncio, restabeleceu-se a calma e a noite retomou o seu ritmo habitual. Amanheceu. O meu tio levantou-se, nitidamente bem disposto, obviamente bem dormido Ao mata-bicho, perguntou: - Ontem à noite não ouviram barulho nenhum?
Os pés do fundo da cama haviam recolhido estrondosamente e o meu tio, o único a não ouvir barulho nenhum, havia passado toda a noite num burro, sim, mas em plano inclinado!

11 Comentários:

Anonymous casadaponte disse...

Eu acho que naquela terra toda a gente tinha um "burro" destes...dava sempre jeito para mais um poder dormir.
Imagino o sono e o cansaço,para não ouvir o barulho...
Beijinhos
M.Dores

quinta-feira, fevereiro 15, 2007 9:45:00 da tarde  
Blogger Luísa Hingá disse...

Risos

quinta-feira, fevereiro 15, 2007 10:19:00 da tarde  
Blogger Carlota disse...

LOL! :D
Beijola.

sexta-feira, fevereiro 16, 2007 11:28:00 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Um sono d quem tem a conscência tranquila, diria o meu pai....
Mil beijinhos
Madalena

sábado, fevereiro 17, 2007 10:51:00 da tarde  
Blogger Periférico disse...

Que sono profundo ;-)!!!

Beijos

segunda-feira, fevereiro 19, 2007 4:44:00 da tarde  
Blogger MJM disse...

Isso é o que se chama "um bom sono"!
Quase que invejo, porque embora durma bem um barulho assim acordava-me de certeza.
Agora: burro = espécie de cama de campanha us. em África (dicionário Houaiss da Língua Portuguesa), o nome penso que vem do formato se assemelhar ao tal animal. Ainda se lembra?, e fotografia tem?
Beijos

segunda-feira, fevereiro 19, 2007 10:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Chama-se burro, porque utilizavam muito aquela foram de abrir, nos burros, para transportarem os senhores.

segunda-feira, fevereiro 19, 2007 11:11:00 da tarde  
Blogger espumante disse...

Laura, está um vídeo do UTube com a Marta e a Stella lá no Espumadamente. O local é no Coconuts, o antigo Minigolf, não sei se é do teu tempo.
Beijinho

terça-feira, fevereiro 20, 2007 5:30:00 da tarde  
Blogger Kalinka disse...

De encontrões vive também o Carnaval de Cabanas de Viriato,
onde a «dança dos cus» mantém viva
uma tradição nascida em 1865.

E, uma foto da minha Catarina, vestida de palhacito.
Convido-te para espreitares a minha «palhacita»!
A avó comprou os vários tecidos a metro e foi confeccionado a olho, para no dia, ser uma surpresa para a neta, que adorou...

BOM CARNAVAL.

terça-feira, fevereiro 20, 2007 7:47:00 da tarde  
Blogger Luísa Hingá disse...

Laura deixaram-me este comentário no Voando:

Oops !!!
A minha mãe, Ester Maria Portugal Deveza, diz que quem lhe levou o vestido foi a Mariazinha Freitas Ribeiro.
Qual a relação com a Laura Lara ???

quinta-feira, fevereiro 22, 2007 1:08:00 da tarde  
Blogger Luísa Hingá disse...

Continuas doente? Deus queira que esteja tudo bem.
Beijinhos

sábado, fevereiro 24, 2007 2:45:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home