quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Eu?

Há muitos anos Manoel Joze, nascido em Sam Domil, casou com Maria Josefa, nascida em Nogueirinha.
Há muitos anos Manoel da Fonseca, nascido em Lagos da Beira, casou com Anna de Sousa, nascida na Villa de Alpedrinha.
Do casamento do primeiro casal, nasceu, em Sam Domil, Francisco Fernandes, que casou com a filha do segundo casal, nascida na Villa de Alpedrinha, a quem chamaram Francisca dos Santos, embora nalguns documentos apareça também com o nome de Francisca do Rosário e de Francisca da Fonseca Mimoso.
Desta união nasceu, no dia 13 de Janeiro de 1856, tendo falecido no dia 8 de Julho de 1945, o meu bisavô, Francisco Fernandes Fonseca. Foi baptizado, em 30 de Janeiro de 1856, pelo Vigário Joaquim António Marques Patrício, tendo sido padrinhos seus tios Francisco e Joaquina Fonseca e testemunhas Francisco da Silva e Marcelino Xavier.

Há muitos anos Manoel Gonçalves Caria casou com Anna Eugénia, tendo desta união nascido José Gonçalves Caria.
Há muitos anos Joze Rodrigues casou com Maria Chasqueira, tendo desta união nascido Anna Rodrigues.
Do casamento de José Gonçalves Caria com Anna Rodrigues, nasceu, em Valle de Prazeres, no dia 14 de Março de 1860, Maria Rodrigues Caria, minha bisavó, que faleceu em 14 de Março de 1927. Foi baptizada na Igreja Parochial de San Bartholomeu de Valle de Prazeres, em 26 de Março de 1860, pelo Presbítero Manoel António Rocha, tendo sido padrinhos Luís Gomes e Maria Geraldes.
Do casamento dos meus bisavós nasceram dez filhos, sete rapazes e três raparigas, sendo a Francisca, a minha avó. Nasceu no dia 2 de Maio de 1885, em Vale de Prazeres, tendo falecido, em Lisboa, em 12 de Março de 1960. Foi baptizada na Igreja Parochial de San Bartholomeu de Valle de Prazeres, em 24 de Maio de 1885, pelo Pároco Francisco Barata Nogueira Martins, tendo sido padrinhos os seus avós. Casou, na Igreja Paroquial de Vale Prazeres, em 29 de Outubro de 1903, com Manoel do Amaral, nascido na Villa de Mangualde, no dia 2 de Setembro de 1877 e falecido em Vale de Prazeres a 14 de Setembro de 1938. Desta união, nasceram uma filha e três filhos, sendo o Rui o meu Pai.

Tinha eu os meus treze anos, a minha Avó Francisca, comunicou-me, solenemente, que éramos descendentes de Nuno Gonçalves, suposto autor dos Painéis de São Vicente de Fora. Pediu-me, encarecidamente, que não deixasse de transmitir o facto aos meus descendentes, tal como ela estava a fazê-lo. Não creio que os meus filhos o façam, por isso, pelo menos os meus netos, ficam a sabê-lo por mim.

Tenho pena que o meu Tio Manuel tivesse terminado as pesquisas genealógicas no final do século XVIII, mas pode ser que algum dos meus as retome. Quem sabe?

7 Comentários:

Blogger Periférico disse...

As árvores genealógicas são exercícios fascinantes... ;-)

Beijos

sexta-feira, fevereiro 09, 2007 10:22:00 da manhã  
Blogger 125_azul disse...

Tens que cumprir os desígnios da Avó Francisca! Obrigada pelos miminhos que me tens deixado lá no 125 e desculpa a ausência, as coisas andaram muito complicadas. Ontem o Miguel veio para casa finalmente, e agora estamos felizes e em paz. Beijinhos

sexta-feira, fevereiro 09, 2007 9:46:00 da tarde  
Blogger Pitucha disse...

E pronto, e lá voltamos nós aos painéis! Tomei nota. Mais uma vez...Sim, porque parecendo que não, eu já tinha tomado nota...
Beijos

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 5:18:00 da tarde  
Blogger Laura Lara disse...

Periférico
No âmbito da Universidade de Verão 2003, até tirei o curso "Como construir a minha história? Primeiros passos num percurso de identificação da família", ministrado pelo Prof. Doutor Bernardo Sá Nogueira. Falta-me é tempo.
Beijinhos

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 5:29:00 da tarde  
Blogger Laura Lara disse...

Azulita
Claro!
Penso em vós todos os dias.
Beijinhos, hoje só para o Miguelito

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 5:31:00 da tarde  
Blogger Laura Lara disse...

Pituxa
Vês? Tomaste nota, mas mal! Não tem nada a ver com os painéis, mas com o Nuno.
Beijinhos

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 5:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

O José Rodrigues e a Maria Chasqueira casaram em Vale de Prazeres no dia 4.8.1820, ele filho de Domingos Rodrigues Gomes e de Luísa Madalena ou Alves e ela de José Fernandes dos Santos ou Quinta e de Antónia Maria Chasqueira ou Taborda, todos de Vale de Prazeres.

quarta-feira, julho 15, 2009 1:37:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home