sexta-feira, dezembro 08, 2006

A Velhinha das Terças-Feiras

Este bonito poema do Torquato da Luz, lá no seu Ofício Diário, fez-me recordar a Velhinha das Terças-feiras.

Conheci-a sempre velha, mas sempre igual. Parecia ter cristalizado. Ao longo dos talvez vinte anos em que a vi, tinha os mesmos cabelos ralos, os mesmos olhos desbotados, as mesmas rugas secas, os mesmos panos pretos.
Todas as Terças-feiras, pelas onze horas da manhã, tocava à campainha da casa dos meus Pais. Recebia uma esmola em dinheiro e, sentada no degrau da escada, comia uma malga bem cheia de sopa quente e um grande naco de pão com conduto. Conversava com a criada sobre um filho, doutor dizia ela, que nem se lembrava de que ela existia. E não conseguia parar as lágrimas que lhe escorriam.
Um dia, fui eu abrir-lhe a porta. Ao dar-lhe a esmola, disse-me que não estava certa. Tinha faltado duas Terças-feiras, doente, com gripe, estando, assim, a dever-lhe duas semanas. Acertei-lhe as contas. Sorriu-me com os dentes que não tinha, desejou-me boa sorte para toda a vida.

E uma Terça-feira não veio. E não mais voltou.

Nunca lhe soube o nome. Era a Velhinha das Terças-feiras.

12 Comentários:

Blogger Pitucha disse...

Que história comovente.
Beijos

sexta-feira, dezembro 08, 2006 12:05:00 da tarde  
Blogger Torquato da Luz disse...

Emocionei-me, ao ler-te, Laura.
Um beijinho.

sexta-feira, dezembro 08, 2006 6:22:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares disse...

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Minha cara amiga Laura Lara,


Estamos a chegar, mais uma vez, à época na qual o mundo cristão comemora o nascimento de Deus feito homem - Jesus Cristo!
Mais um ano se passou e é altura de recordar e agradecer tantos momentos de boa disposição passados na troca de mensagens neste Web World.
Embora ainda, apenas virtual, obrigado pela tua disponibilidade, companhia e amizade, ao longo do ano que agora termina.
Um muito Feliz Natal e um muito próspero Ano Novo, ambos cheios de muita alegria, saúde, paz e amor.
Um beijinho e um fraternal abraço,

Manuel Palhares - Beira Meu Amor

domingo, dezembro 10, 2006 12:40:00 da manhã  
Blogger chuvamiudinha disse...

Como é possível ficar a"dever-se" uma esmola? Tinha uma noção de ética um pouco estranha a velhinha das terças-feiras, não? Beijinhos

domingo, dezembro 10, 2006 9:11:00 da manhã  
Blogger bia di sal disse...

Laura,
Acho esta sua historia muito bonita...Obrigado por partilhá-la connnosco!
Um beijinho

segunda-feira, dezembro 11, 2006 4:28:00 da tarde  
Blogger Madalena disse...

Muito comovente, sem dúvida, Laurinha!
"Faz bem e não olhes a quem" dizia um ditado que se dizia muito antigamente.
Mil beijinhos.

segunda-feira, dezembro 11, 2006 9:44:00 da tarde  
Blogger Luh disse...

Lindissima.
Deixei uma foto no Blogueios para ver se sabem onde fica???
Bjs

terça-feira, dezembro 12, 2006 2:34:00 da manhã  
Anonymous casadaponte disse...

Que texto tão ternurento!...
Tem graça este texto fez-me recordar que aqui há anos (já depois de retornada a estas paragens) os pobres tinham um dia certo para nos bater à porta e naturalmente já tinham feita previamente a contabilidade para as receitas de cada morada...e nada mais que pôr as contas em dia com as semanas em atraso! Bem visto.
Beijinhos e obrigada pelo carinho
M.Dores

terça-feira, dezembro 12, 2006 2:07:00 da tarde  
Blogger Isabel Magalhães disse...

Amiga Laura Lara;

Tb me lembro dos tempos em que, na casa dos meus pais, podiamos abrir a porta e dar uma ajuda.

Infelizmente, cada vez há mais pobres mas o mundo anda perigoso e já nem uma tijela de sopa se pode oferecer. Sem pôr a nossa integridade física em risco.

Deixo os meus votos de um Santo Natal.

Um beijinho.

sexta-feira, dezembro 15, 2006 11:14:00 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

There іs dеfіnately a great deal to learn аbout this topіc.
I like all of the points you have made.

Fеel frеe tο ѕuгf to my wеbpаge .

.. Peoplesmouth.com

quarta-feira, abril 17, 2013 2:01:00 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

I'm not certain where you are getting your info, however great topic. I needs to spend some time finding out much more or figuring out more. Thanks for magnificent info I used to be looking for this information for my mission.

Feel free to visit my page Silkn sensepil

quinta-feira, maio 09, 2013 7:12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Thаnk you foг the auѕpicious writeup.

It in faсt was a amusemеnt acсount it.
Looκ adѵаnced tο far added agreеablе frοm you!
By the wаy, hoω can we cοmmunicate?



My blοg ρost - Buy Silk'n Sеnsepil

sexta-feira, maio 10, 2013 2:39:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home