quarta-feira, dezembro 13, 2006

Respigos de África - XLVII

Lembro-me de o meu Pai se deliciar com uma boa cabeça de garoupa. Lembro-me de o peixe ser especialmente saboroso naquela terra do Oceano Índico. Lembro-me de o caranguejo, cozinhado com recheio, ser um manjar divinal. Lembro-me dos camarões grandes, grelhados ou fritos. Lembro-me do camarão mais pequeno acompanhar gratuitamente a cerveja, como aqui na Metrópole acontecia com o tremoço.
Mas não era só de cabeça de peixe que o meu Pai gostava. A cabeça de cabrito também lhe era um pitéu. E naquele dia esse era o almoço.
Cabeça dura, difícil de abrir.
Chama o moleque. Que trouxesse um cutelo.
Primeiro golpe: cabeça inteira, prato partido. Segundo golpe: cabeça inteira, prato partido. Terceiro golpe: cabeça inteira, prato partido. Quarto golpe...
– Rapaz, não há uma tábua?
– Sim patrão! E os olhos brilharam-lhe, como se algo maravilhoso tivesse sido descoberto.

E foi assim que não se partiram mais pratos, que a cabeça se desmanchou e que o meu Pai almoçou..

8 Comentários:

Blogger Pitucha disse...

LOL. E a avó, não se zangou?
Beijos

quarta-feira, dezembro 13, 2006 4:57:00 da tarde  
Blogger Laura Lara disse...

Pituxa
Foi quando o avô vivia ainda na república.
Beijinhos

quarta-feira, dezembro 13, 2006 6:07:00 da tarde  
Anonymous t-shelf disse...

lol. Na verdade às vezes há que deixar de lado a etiqueta e fazer uso do sentido prático
beijinhos

quarta-feira, dezembro 13, 2006 9:32:00 da tarde  
Blogger Luh disse...

Risos.
Beijos

quinta-feira, dezembro 14, 2006 2:06:00 da manhã  
Blogger Pitucha disse...

Ah bom!
Não estava a ver a avó a deixar partir assim três pratos de enfiada...
Beijos

quinta-feira, dezembro 14, 2006 8:39:00 da manhã  
Blogger Carlota disse...

Tudo se explica.
Estivesse uma mulher presente ao início dessa história e ter-se-iam salvo dois pratos. Ou mesmo todos!
:)
Beijola.

quinta-feira, dezembro 14, 2006 10:35:00 da manhã  
Blogger Xana disse...

Livra que o bicho era cabeça dura!!

quinta-feira, dezembro 14, 2006 2:43:00 da tarde  
Blogger espumante disse...

Há por aí umas cabeças na paróquia com as quais eu não me importaria de gastar uns tantos pratos :))
Bom domingo

domingo, dezembro 17, 2006 10:58:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home