quinta-feira, dezembro 21, 2006

Natal

Do primeiro Natal de que me lembro, lembro-me muito pouco.
Foi na Beira, em Moçambique.
Matou-se um cabrito. Ficou de olhos abertos.
- Mãe, o cabrito tem os olhos abertos. Porquê?
- Não vês que estou cheia de trabalho. Vai brincar para a varanda.
- Mas, Mãe, o cabrito tem os olhos abertos. Porquê?
Fiquei cheia de pena do cabrito, que parecia estar tão tristemente a olhar-me, e não obtive resposta. Era mais importante a confecção das filhós, dos sonhos, das azevias, dos coscorões, das fatias douradas, dos fios de ovos e sei lá de que mais.
Era no Natal que havia festas de máscaras. À moda inglesa, já que não se festejava o Carnaval. Mascararam-me de
varina estilizada.
O sapatinho era colocado ao fundo da cama e quem trazia os presentes era o Menino Jesus, não o Pai Natal.
Muita confusão! As coisas eram mais importantes que as pessoas!
Fui sozinha para a varanda. Peguei num livro. Não sei o título, não sei quem o escreveu. Na capa, um avião e um menino com uma lupa. Se queria agir como os crescidos metia-se debaixo da lupa para ficar grande. Se queria ficar mais pequeno, virava a lupa ao contrário e conseguia entrar no avião, viajar para todo o lado e ser feliz.

Hoje continuo a achar que há muita confusão! Que se dá mais importância às coisas do que às pessoas!
Vou procurar uma lupa. Virá-la ao contrário. Meter-me debaixo dela. Ficar muito pequenina. Entrar num qualquer minúsculo avião. Visitar todas as pessoas que se cruzaram comigo.

Aos que já deixaram este mundo, dizer:
ESTÃO E ESTARÃO SEMPRE COMIGO!

E aos que cá estão, dizer o que realmente importa:
PAZ, AMOR, SAÚDE e FELICIDADE!

11 Comentários:

Blogger 125_azul disse...

O primeiro de que me lembro também foi na Beira, ganhei uma boneca de cabelo verde e uma bicicleta grande demais para mim... não houve cabrito mas camarões e molotof. Choveu e houve trovoada, mas foi tão bom! Beijinhos e um Natal maravilhoso para ti.

quinta-feira, dezembro 21, 2006 7:38:00 da tarde  
Blogger Isabel Magalhães disse...

Amiga "Laura Lara";

Venho deixar-lhe um abraço e os meus melhores votos de um SANTO NATAL.


E um beijinho tb.
Isabel Magalhães.

quinta-feira, dezembro 21, 2006 7:55:00 da tarde  
Blogger Madalena disse...

Tão lindo! Tão lindo! Eu também quero ficar desse lado da lupa, o que torna as pessoas mais "gente". Mil beijinhos e Bom Natal.

quinta-feira, dezembro 21, 2006 11:17:00 da tarde  
Blogger Luh disse...

Faço minhas estas palavras:

Aos que já deixaram este mundo, dizer:
ESTÃO E ESTARÃO SEMPRE COMIGO!

E aos que cá estão, dizer o que realmente importa:
PAZ, AMOR, SAÚDE e FELICIDADE!

Bjs

quinta-feira, dezembro 21, 2006 11:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Realmente disseste tudo:
aos que já deixaram este mundo,
ESTÃO E ESTARÃO SEMPRE COMIGO e aos
que cá estão o mesmo desejo de sempre
PAZ, AMOR, SAUDE e FELICIDADE

O Natal em Africa tem, para mim, outro gosto que nunca esquecerei.
Beijinhos, Um Santo Natal para ti, tua mãe, irmã filhos e netos

sexta-feira, dezembro 22, 2006 10:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Desculpa sou a
beirense, mas já devias ter calculado
Mais outro beijinho

sexta-feira, dezembro 22, 2006 10:16:00 da tarde  
Blogger Kalinka disse...

É já amanhã...

e, hoje tenho a minha principal prenda de Natal: a minha neta a dormir a sesta na minha cama...ui, que maravilha...
estavamos as duas tão quentinhas, agora deixei-a ficar agarrada à minha boneca que tem 50 anos..., mas já foi tão bom estar agarradinha a mim e eu a ela.

Votos de um Feliz Natal com saúde e amor. Beijo.
Agradeço e retribuo os votos de Boas Festas.

sábado, dezembro 23, 2006 4:49:00 da tarde  
Blogger MCM disse...

Um Santo Natal e um muito bom Ano Novo. Que aproveites estas festas tão amiliares para disfrutares de toda a tua familia. Um beijo

sábado, dezembro 23, 2006 5:34:00 da tarde  
Blogger MJM disse...

Não me lembro, melhor, não tenho consciência de quando foi para mim o primeiro Natal! Mas lembro-me de muitos natais da minha infância... e não foi cabrito que eu vi matar, mas sim um galo(o afamado capão) e também não gostei.
É verdadade,há muita confusão - mas realmente faço minhas as suas palavras - os que já partiram estão presentes e para todos aqueles aqueles que amo tudo de bom. Para os "restantes" que descubram a verdadeira paz.
Beijos

domingo, dezembro 31, 2006 12:21:00 da manhã  
Blogger Caracolinha disse...

Querida, beijos encaracolados naquilo que a vida tiver de melhor ...

Abraços e :), muitos !!!!

domingo, dezembro 31, 2006 7:41:00 da tarde  
Blogger luis manuel disse...

Na "senda" de um Ano Novo que desejo traga os benefícios ansiados.
E ainda é Natal !

Que a Estrela continue a brilhar para todos. E que vontade de trazer bem ao mundo aconteça em cada dia.

Um grande abraço

domingo, dezembro 31, 2006 9:35:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home