sexta-feira, novembro 10, 2006

Histórias Lembradas - XV

Roubaram o fato ao Martinho

Esta história deveria chamar-se mal lembrada. Ninguém se lembra dela. Só sei que havia em Vale de Prazeres, aldeia onde o meu Pai nasceu, muito perto de Alpedrinha, um senhor chamado Martinho. Um dia ter-lhe-iam roubado o fato. Não sei em que circunstâncias, que um fato não é coisa que se roube facilmente, acho eu. O meu Pai ficou tão impressionado que, mal chegou a casa, começou a gritar:
- Roubaram o fato ao Martinho... Roubaram o fato ao Martinho.... Roubaram o fato ao Martinho!
A altura não era propícia para aquelas exibições de espanto. Também não sei por que razão.
- Cale-se, menino, cale-se, menino, cale-se, menino! Foi tudo o que o meu Pai ouviu, antes de, cabisbaixo, se resguardar no quarto.

Até hoje, a família ainda diz “roubaram o fato ao Martinho”, sempre que a ocasião não é oportuna para qualquer manifestação, seja ela qual for.
E eu nunca me lembrei de pedir ao meu Pai que me contasse a história toda e ele nunca a contou, supondo certamente que toda a gente a sabia de cor e salteado.

4 Comentários:

Blogger Mitsou disse...

Adoro estas histórias de família!
Agora também fiquei com curiosidade sobre o fato roubado :))
O meu pai dizia, sobre a boa vida dos gatos lá de casa: "Tens mais sorte que o Diogo Alves!" Frase que ficou e ainda hoje é repetida por nós.

Beijinhos, linda, e bom fim-de-semana

sexta-feira, novembro 10, 2006 10:41:00 da tarde  
Blogger Laura Lara disse...

Que surpresa boa, Mitsou! Não sabia que tinhas voltado.
Bom fim-de-semana e beijinhos beirenses

sexta-feira, novembro 10, 2006 11:57:00 da tarde  
Blogger Madalena disse...

Se calhar não é tão mal lembrada assim, Laurinha! Além disso vem mesmo a propósito deste São Martinho, tão encalorado. É por isso que o fato não lhe faz falta... Mil beijinhos e bom S. Martinho!

sábado, novembro 11, 2006 12:17:00 da manhã  
Blogger Kalinka disse...

Convido-te para o Magusto.

Vem...esperam-te as castanhas assadas, nozes e figos secos.
Ah...e também a jeropiga.

Bom domingo.
Beijo.

domingo, novembro 12, 2006 2:35:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home