terça-feira, outubro 17, 2006

Carros Cuba-Cuba

Antes de os automóveis chegarem à Beira, cidade de Moçambique, as pessoas faziam-se transportar em carros cuba-cuba. Mesmo depois de aparecerem os primeiros automóveis, os dois meios de transporte ainda coexistiram por algum tempo. Os carros cuba-cuba eram colocados em carris e empurrados à mão. Uma placa circular colocada na parte inferior, chamada magica, permitia que se invertesse o sentido da marcha. Como no mesmo carril andavam carros nos dois sentidos, ao cruzarem-se havia um que tinha que sair para deixar passar o outro. Não obstante existirem algumas normas incipientes de prioridades, de que a minha Mãe já não se recorda, havia, por vezes grandes milandos quanto a quem devia sair ou não do carril.
A fotografia ilustra o carro cuba-cuba do meu Avô, estacionado na varanda da sua casa, local escolhido pela cadela "Manga" para fazer a sesta.

Infelizmente não sei a data da fotografia, tirada pelo meu Avô.

(Julgo que cuba-cuba significa empurra-empurra, no idioma da Beira)
Clique na fotografia para a aumentar

5 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Já não são do meu tempo do cuba-cuba.Sou mais moderna...rsrsrs.Vamos lembro-me q qdo era preciso empurrar os carros, se dizia vamos cubar carro ou cuba cuba.Tb não é do meu tempo, mas o meu pai contava q o meu avô e tios tinham um terreno na Manga (perto do q foi o Zoo Trindade) e iam passar o fim de semana de machila e levavam horas!!
Beijinho
beirense

terça-feira, outubro 17, 2006 8:57:00 da tarde  
Blogger Madalena disse...

Que belo rumo tens dado às memórias das memórias da tua mãe...
Milandos não passam pela Senda!!!! Só mesmo em forma de palavra! Mil beijinhos para ti!

terça-feira, outubro 17, 2006 10:31:00 da tarde  
Blogger Pitucha disse...

Esta história não conhecia!
Sempre a aprender coisas novas.
Beijos

terça-feira, outubro 17, 2006 10:40:00 da tarde  
Blogger Luh disse...

E xovar os carros? Roubei-te a foto para mostrar ao meu manarume do Chiveve.

quinta-feira, outubro 19, 2006 3:07:00 da manhã  
Blogger cloinca disse...

Que giro.. não conhecia sequer esse tipo de carros...
Beijinhos para ti.

quinta-feira, outubro 19, 2006 6:08:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home