quarta-feira, julho 26, 2006

Histórias Lembradas - XIII

Os Petardos
Vale de Prazeres, uma pequena aldeia, na falda da Serra da Gardunha, ainda tem estação de caminho de ferro. A minha Avó contava-me da inauguração, quando a família real aí parou, transportada em luxuosa carruagem também real.
Foi nesta pequena aldeia, com estação de caminho de ferro, que nasceu e brincou o meu Pai, há quase cem anos.
E o combóio serviu-lhe para boas brincadeiras.
Numa época em que as comunicações eram difíceis, em que não havia nenhuma possibilidade de se contactar o combóio em movimento, era mister arranjar um meio de avisar o maquinista de qualquer perigo ou obstrução na linha. Todas as estações tinham, portanto, os petardos. Colocados na linha, explodiam à passagem do combóio e o estrondo era o sinal de que havia perigo eminente. Accionavam-se os freios, o combóio parava e o pessoal e passageiros curiosos saíam para percorrer o caminho até descobrirem o motivo da paragem forçada e, retomadas as condições de circulação, poderem prosseguir viagem.
Vamos pôr o petardo? Era assim que o meu Pai incitava os seus amigos. Enquanto uns distraíam o Chefe da Estação, outros apoderavam-se do “brinquedo”. Escolhido o local, lá o encaixavam na linha e, escondidos, esperavam que a máquina, com dois grandes olhos redondos e exaladora de um fumo bem negro, se aproximasse no seu cadenciado pouca-terra, pouca-terra. O petardo rebentava. O combóio travava. O pessoal saía. Os passageiros reuniam-se. A população aproximava-se. E todos davam início à caminhada de investigação. Teria caído uma árvore? Um rebanho teimoso insistia em não abandonar a linha? Ou seria um burro que não ia nem para a frente nem para trás? Pedras tombadas? Algum incêndio?
Todos davam sugestões e todos queriam ajudar, pressurosamente chefiados pelo meu Pai e seus amigos.

7 Comentários:

Blogger Pitucha disse...

Malandretes!
Beijos

quarta-feira, julho 26, 2006 9:03:00 da tarde  
Blogger Madalena disse...

Pouca-terra, pouca- terra! O combóio vai a subir a serra e eu mando-te um beijinho pelo dia dos avós... e, pela história, outro!

quarta-feira, julho 26, 2006 11:11:00 da tarde  
Blogger Carlota disse...

Houvera PlayStations e Game Boys nessa altura, e a história seria outra...
:)
Beijola.

quinta-feira, julho 27, 2006 10:07:00 da manhã  
Blogger 125_azul disse...

Memórias, detalhes, saudades... beijinhos

quinta-feira, julho 27, 2006 11:11:00 da manhã  
Blogger Luh disse...

Uns verdadeiros anjinhos. Risos
Bjs

sexta-feira, julho 28, 2006 12:36:00 da manhã  
Blogger cloinca disse...

Olá!!!
Para deixar uma beijoka bem grande!
;)

sexta-feira, julho 28, 2006 10:20:00 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! line vicodin Buy diethylpropion tenuate Developers southeastern website Plastic surgery south bend management training seminar Wholesale volkswagen license plate frames buy fiorinal online no prescription Paxil withdrawal from http://www.dietpill9.info Mint domain name server

quinta-feira, abril 26, 2007 4:26:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home