quarta-feira, maio 24, 2006

Respigos de África - XL


Fato todo branco ou em cor crua. Sempre fato completo incluindo colete. Camisa também sempre branca. Tudo em linho ou em seda natural. Impecavelmente engomado. Ainda hoje me pergunto como é que, com tanto calor, as pingas de suor a escorrerem por um corpo coberto apenas por uns calções, uma mesa e um ferro a carvão, entre os pilares por baixo da casa, o mainato conseguia tamanha proeza. É assim que me lembro do meu Avô Artur. A fotografia ilustra-o. Chegava de automóvel, todos os dias. Conduzindo-o ou fazendo-se conduzir por um motorista. Sentava-se na varanda da nossa casa numa confortável e fresca cadeira de verga, feita na Ilha da Madeira. Chamava-me, sentava-me ao colo, do bolso do colete tirava um relógio preso por uma corrente, abria-lhe a tampa e colocava-o junto ao meu ouvido para ouvir o tique-taque repetido, embalante, e ensinar-me a ver as horas.
Lembro-me tão bem! Adoro relógios e não suporto ouvir o seu silêncio.

7 Comentários:

Blogger Pitucha disse...

Completamente de outros tempos!
Giríssimo.
Beijos

quarta-feira, maio 24, 2006 8:44:00 da tarde  
Blogger Madalena disse...

Olha Laurinha, eu já sei que por aqui impera sempre o bom gosto. Vim só dizer também boa noite!
jinhos (aprendi no tal kurso!)

quarta-feira, maio 24, 2006 10:39:00 da tarde  
Blogger dakidali disse...

O meu irmão quando era mais novo queria ser mainato, é dentista. Outros tempos em que os relógios falavam de viva voz, agora falam em silêncio.
Beijinhos

quarta-feira, maio 24, 2006 10:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Olá Laura,
Não me lembro do meu avo paterno pq faleceu antes de eu nascer, mas tenho fotos dele assim vestido. Do meu avô materno, lembro-me vestido de balalaika e não de fato de linho, se calhar pq ele tinha um restaurante e não daria mto jeito o fato de linho. Mas ainda me lembro de ver homens assim vestidos e no tempo do meu pai, as calças eram de linho com as camisas brancas. Bons tempos...
Beijinho
beirense

quinta-feira, maio 25, 2006 6:58:00 da tarde  
Blogger Laura Lara disse...

Beirense Anónima
Para quando um blogue teu com coisas da nossa Beira?
Beijinhos beirenses

sexta-feira, maio 26, 2006 12:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Olá Laura
Vai ser dificil fazer um blogue.
Eu ando numa de paint shop e isso
absorve-me imenso. Não dispenso nada que fale da nossa Beira, minha amada e nunca esquecida terra!
Beijinhos
beirense

sexta-feira, maio 26, 2006 11:50:00 da tarde  
Blogger 125_azul disse...

Essa era proeza que todos os africanistas conseguiam, melhor ou pior.

domingo, maio 28, 2006 11:03:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home