terça-feira, maio 02, 2006

A nossa outra Casa na Beira, Moçambique


Há tempos mostrei aqui a nossa casa na Beira. Foi aí que vivi até vir para a Metrópole. Casa que o meu Pai adquiriu lá pelos anos quarenta e dois ou quarenta e três, pelas minhas contas. Tinha um grande terreno nas traseiras e com mais um bocado que comprou, decidiu mandar construir outra maior. Para a projectar, escolheu o Arquitecto Carlos Ivo. Esta era, portanto, a nossa outra casa na Beira, Moçambique, que, por circunstâncias da vida, nunca chegámos a habitar. Presumo que tenha ficado concluída no ano de mil novecentos e quarenta e seis. Será que ainda existe? Será que ainda existem?

Este “post” dedico-o ao Francisco Ivo, também arquitecto, tal como o Pai.

18 Comentários:

Blogger Pitucha disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

terça-feira, maio 02, 2006 8:35:00 da manhã  
Blogger Pitucha disse...

Estavam lá as duas casas, em 1999 quando as visitei...mas já foi no século passado.
Beijos

terça-feira, maio 02, 2006 8:36:00 da manhã  
Blogger Laura Lara disse...

Pituxa
Pois é! Já foi no século passado!
Boa semana e beijinhos

terça-feira, maio 02, 2006 8:48:00 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Olá Laura,
Gosto muito do teu blog porque recorda o de mais antigo na Beira e também o que me traz melhores recordações. Foi por acaso que o descobri porque também ando pelos sites de Moçambique. Lembro-me muito bem das vossas casas. Não leves a mal pra já dizer-te quem sou, mas com o tempo vais lá chegar.
Um beijinho pra ti e pra tua mãe.
beirense

terça-feira, maio 02, 2006 9:28:00 da manhã  
Blogger dakidali disse...

Que pena não a ter habitado. Parece ter um espaço fenomenal.
Beijinhos

terça-feira, maio 02, 2006 2:24:00 da tarde  
Blogger Carlota disse...

Muito bonita, a casa!
Bom arquitecto.
Beijola.

terça-feira, maio 02, 2006 2:44:00 da tarde  
Blogger Laura Lara disse...

Beirense anónimo(a)
Acredito que me conheças e que saibas até que adoro resolver enigmas. Só que as pistas não são muitas. Penso que vivas lá para o Porto. E se os teus dois nomes próprios começam por “eme” e o nome da tua Mãe também, então já sei quem és. Vai dando pistas.
Beijinhos beirenses

terça-feira, maio 02, 2006 8:31:00 da tarde  
Blogger Laura Lara disse...

Teté
Também acho, mas a vida é assim. Não vivemos no Paraíso.
Muitos beijinhos beirenses

terça-feira, maio 02, 2006 8:32:00 da tarde  
Blogger Laura Lara disse...

Carlota
Tens bom gosto, eu acho.
Beijinhos

terça-feira, maio 02, 2006 8:33:00 da tarde  
Blogger MJM disse...

Imagino que há circunstâncias totalmente circunstanciais... Recordações que nos acompanham. Acredito que em si a teham tornado mais forte. E já sabe que estão lá!
Beijos

terça-feira, maio 02, 2006 11:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Olá Laura,
Afinal resolves depressa os enigmas.Realmente sou quem pensas e para to confirmar vou dizer que pra Setembro vou ter mais uma neta e que se vai chamar Matilde.
Beijinhos e tudo de BOM
beirense.

quarta-feira, maio 03, 2006 11:50:00 da manhã  
Blogger Laura Lara disse...

Olá Beirense Anónima
Então quando é que fazes um blogue e contas coisas? Afinal, viveste na Beira muitos mais anos do que eu. Toca a contar coisas giras. Que tal reproduzires os belos textos escritos pelo teu Pai?!
Beijinhos bem beirenses

quarta-feira, maio 03, 2006 4:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Gostava mto de ter os textos do meu pai, mas não tenho. Um dia???
quando for à Beira hei-de procurar
no arquivo do Noticias da Beira, se existir... claro.
As historias lá virão e a proposito das rampas, tb já lá pus
uma "gracinha".
jinho
beirense

quinta-feira, maio 04, 2006 5:28:00 da tarde  
Blogger Armando Moreira disse...

Senti o cheiro de Africa das mangas do embondeiro os sons dos tambores e o vôo de uma garça...gostei...vou voltar...

Armando Moreira

sexta-feira, maio 05, 2006 2:00:00 da tarde  
Blogger Francisco Ivo disse...

Lara

sexta-feira, setembro 08, 2006 7:16:00 da tarde  
Blogger Francisco Ivo disse...

Lara,

Hoje não sei o que me deu na cabeça, poi fui ao Google e escrevi"Arquitecto Carlos Ivo" e tive a bela surpresa de encontrar esta linda foto e a mensagem. Muito obrigado pela dedicação.

De repente não estou a ver o local exacto, sei que é na Ponta Gêa, mas vou procurá-la e tirar uma foto actual.

Um abraço,

Chico Ivo

sexta-feira, setembro 08, 2006 7:19:00 da tarde  
Blogger Laura Lara disse...

Chico
Que bom teres ido ao Google! Se conseguires a fotografia, avisa.
Um abraço bem beirense

sábado, setembro 09, 2006 9:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Essa casa e muito bonita,eu estou agora na beira ate vivo ca,tanbem na ponta gea,deves ter passado mesmo bons momentos ai, a minha casa e uma greande casa amarela em frente ao governador,bjjjjjuuuuusss!

sábado, julho 18, 2009 1:06:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home