sexta-feira, maio 05, 2006

Nesta Escola


Nesta escola anda o meu neto, João Nuno.
Está no quarto ano.
No seu primeiro ano (iniciação), um grupo de visitantes brasileiros deixou o poema, que aqui transcrevo, e acrescentou:

“A escola com que sempre sonhei, mas pensei que nunca pudesse existir”.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Para Sara, Raquel, Lia e todas as Crianças

Eu queria uma escola que cultivasse
a curiosidade de aprender
que em vocês é natural

Eu queria uma escola que educasse
o vosso corpo e os vossos movimentos:
que possibilitasse o vosso crescimento
físico e sadio. Normal

Eu queria uma escola que vos
ensinasse tudo sobre a natureza,
o ar, a matéria, as plantas, os animais,
o vosso próprio corpo. Deus.

Mas que ensinasse primeiro pela
observação, pela descoberta,
pela experimentação.

E que dessas coisas vos ensinasse
não só a conhecer, como também
a aceitar, a amar e a preservar.

Eu queria uma escola que vos
ensinasse tudo sobre a nossa história
e a nossa terra de uma maneira
viva e atraente.

Eu queria uma escola que vos
ensinasse a usar bem a nossa língua,
a pensar e a expressar-se
com clareza.

Eu queria uma escola que vos
ensinasse a pensar, a raciocinar,
a procurar soluções.

Eu queria uma escola que desde cedo
usasse materiais concretos para que
vocês pudessem ir formando
correctamente os conceitos
matemáticos, os conceitos
de números, as operações...

Usando palitos, tampinhas,
pedrinhas...só porcariinhas!...
fazendo com que vocês aprendessem
brincando...

Oh! Meu Deus!
Deus livre vocês de uma escola
em que tenham que copiar pontos.
Deus livre vocês de decorar,
sem entender, nomes, datas, factos...

Deus livre vocês de aceitarem
conhecimentos "prontos",
mediocremente embalados
nos livros didácticos descartáveis.

Deus livre vocês de ficarem
passivos, ouvindo e repetindo, repetindo
repetindo, repetindo...

Eu também queria uma escola
que ensinasse a conviver, a cooperar,
a respeitar, a esperar, a saber viver
em comunidade, em união.

Que vocês aprendessem
a transformar e a criar.

Que vos desse múltiplos meios de
expressar cada sentimento,
cada drama, cada emoção.

Ah! E antes que eu me esqueça:

Deus livre vocês
dos professores incompetentes.

Carlos Drumond de Andrade

Versão adaptada

4 Comentários:

Blogger amigona disse...

Não é preciso sonhar... existe mesmo!!!

sexta-feira, maio 05, 2006 10:09:00 da tarde  
Blogger dakidali disse...

Se existe digam-me , quero ir para lá.
Deus nos livre de uma Ministra incompetente...
Beijinhos

sexta-feira, maio 05, 2006 11:04:00 da tarde  
Blogger papoilasaltitante disse...

Gostava de visitar essa escola que parece ser exemplo para este país!
O meu filho é homónimo do teu neto! Excelente nome esse!
Bjs e feliz dia da Mãe!

domingo, maio 07, 2006 10:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Olá Laura
Só hoje aqui voltei, como podes ver na "Gorongosa", e tenho um neto como o nome do teu que faz este mês 19 anos. Como o tempo passa....
Beijinho
beirense

terça-feira, maio 09, 2006 10:41:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home