quarta-feira, abril 26, 2006

Respigos de África - XXXVI










Em 1939, o Presidente Carmona visitou a Beira.
Chegou no navio “Colonial”.
Gritou-se: Bem-vindo, Senhor Presidente.
Toda a cidade rejubilou.
Festa tão grande nunca tinha havido.
A Beira engalanou-se, como nunca antes o fizera.
Os Portugueses da Índia prestaram-lhe homenagem.
Até a Casa António Lopes da Cunha, Limitada, onde o meu Pai trabalhou, se enfeitou.
Construiu-se um palanque.
A multidão não arredou pé.
Até o meu Tio ajudou a empurrar o carro, que não pegava.
O Presidente usou um capacete.
O meu Pai fotografou o evento.
E eu escolhi estas fotografias.


(se "clicar" nas fotografias elas aumentam)

36 Comentários:

Blogger dakidali disse...

Mais uma vez , obrigado por partilhar connosco estas fotos. Fui várias vezes jogar à Beira e como sabe havia uma rivalidade muito grande entre Beira e LM, pelo menos no basquetebol. As recordações que tenho são de uma pastelaria que tinha uns sumos de laranja fabulosos e muito conhecidos.
Beijinhos

quarta-feira, abril 26, 2006 9:49:00 da tarde  
Blogger Pitucha disse...

Não fazia ideia que o avô tinha tirado tantas fotos! As coisas que uma pessoa aprende com o blogue!
Beijos

quarta-feira, abril 26, 2006 10:04:00 da tarde  
Blogger espumante disse...

Laura, deixo aqui uma dúvida. O navio da foto chamava-se "Colonial" como dizes, ou pertencia à Colonial, i.e. Companhia Colonial de Navegação? É que eu já fui um apaixonado por navios e sabia os nomes quase todos das duas companhias ou seja a "Colonial" e a Companhia Nacional de Navegação. E não me lembro de nenhum navio de nome Colonial. Da Colonial (e estou a referir-me a fins de 50 princípios de sessenta, lembro-me do Pátria, do Império, do Vera Cruz, Santa Maria e Infante D. Henrique.
Mas como te estás a reportar a 1939 pode ser que nessa altura existisse o tal Colonial e que depois fosse abatido e eu nunca viesse a saber dele...
Beijinho

quarta-feira, abril 26, 2006 11:03:00 da tarde  
Blogger Laura Lara disse...

Espumante
Relativamente ao paquete “Colonial”, da Companhia Colonial de Navegação, ele existiu efectivamente. Viajei nele em 1947, tendo demorado 42 ou 43 dias a fazer uma atribulada viagem entre a Beira e Lisboa. Sei que foi a sua última viagem, tendo sido abatido nesse mesmo ano.
Já quanto à minha afirmação de o Carmona ter viajado no “Colonial”, estou a basear-me em informação da minha Mãe, que, evidentemente, pode estar errada, embora a sua memória seja invejável. Não consegui, no entanto, saber a data exacta da visita do Carmona à Beira, uma vez que no sobrescrito onde estavam as fotografias apenas aparece escrito: “Fotografias da Beira tiradas em 1939 – quando da viagem do Presidente Carmona”. A minha Mãe acha que foi antes de começar a guerra, mas não garante.
Agradeço-te a observação e se conseguires mais informações não deixes, por favor, de me dizer. Ficar-te-ei muito grata.
Beijinhos beirenses

quinta-feira, abril 27, 2006 12:20:00 da manhã  
Blogger Luh disse...

e eu pergunto se tas posso roubar e colocá-las nas Comunidades da beira e da Manga?
Beijinhos

quinta-feira, abril 27, 2006 12:27:00 da manhã  
Blogger Laura Lara disse...

Luh
Com muito gosto. Apenas gostaria que referisses que as fotografias foram tiradas pelo meu Pai.
Beijinhos

quinta-feira, abril 27, 2006 12:39:00 da manhã  
Blogger Luh disse...

O meu marido diz que o general Carmona foi á Beira antes de 1939, ano em que ele nasceu.
E houve um navio Colonial. Eu, ando a navegar na net para confirmar a data certa.

quinta-feira, abril 27, 2006 12:41:00 da manhã  
Blogger Laura Lara disse...

Luh
Conforme digo na resposta ao Espumante, viajei no "Colonial" e o ano da visita do Carmona à Beira foi, sem dúvida, o de 1939.
Se descobrires mais alguma coisa, diz-me, por favor.
Quando colocares as fotos, diz-me, por favor, como é que posso vê-las.
Obrigada e beijinhos

quinta-feira, abril 27, 2006 12:52:00 da manhã  
Blogger Luh disse...

Assim será feito!!!
Luh

quinta-feira, abril 27, 2006 9:55:00 da manhã  
Blogger Luh disse...

aqui falo nas fotos
http://groups.msn.com/Beira/general.msnw?action=get_message&mview=0&ID_Message=38057
Luh

quinta-feira, abril 27, 2006 12:29:00 da tarde  
Blogger Bárbara Vale-Frias disse...

Que delícia de fotografias!

Que bom partilhares com todos nós estas maravilhas! :)

Bjs

Bárbara

quinta-feira, abril 27, 2006 10:33:00 da tarde  
Anonymous jorge cortez disse...

Coloquei as fotos e o autor das mesmas na minha comunidade, muito obrigado, bem haja...
http://groups.msn.com/BeiraTerrace/marechalcarmona1939.msnw
o meu contacto: rebelde45@netcabo.pt
Jorge Cortez

quinta-feira, abril 27, 2006 11:19:00 da tarde  
Blogger Luh disse...

E eu coloquei-as aqui:
http://groups.msn.com/Beira/beira1939lcialara.msnw

Se for preciso alterar qualquer coisa estou ao dispor.
Beijinhos
Luísa

quinta-feira, abril 27, 2006 11:48:00 da tarde  
Blogger nicinha disse...

Olá! Que fotos tão lindas
Gostei de todas, todinhas ;o)

E que saudades da Beira...

sexta-feira, abril 28, 2006 2:10:00 da manhã  
Blogger Francisco Ivo disse...

Lara,

Eu tenho guardado uma série de fotos iguais as tuas que também devem ter sido tiradas pelo teu Pai.

O meu Avô era o Dr Barros Lima que foi advogado e notário na Beira.

Penso que na altura da visita também era o Presidente da Câmara.

Chico Ivo

sexta-feira, abril 28, 2006 4:28:00 da manhã  
Blogger Madalena disse...

Não conheço a Beira como já te disse mas gosto muito de ver estas fotos, claro! Em breve, em casa da minha mãe, também hei-de procurar imagens antigas para pôr aqui. Linda reportagem. Eu lembro-me da ida do Adriano Moreira, como Ministro do Ultramar. As viagens de então não eram a facilidade que são hoje. Mil beijinhos, Laurinha!

sexta-feira, abril 28, 2006 8:45:00 da manhã  
Blogger Luh disse...

Laura o Chico Ivo ainda vive na Beira. E vai fazer uma visita a esse link que deixei. Encontras lá muitas fotos.
Bjs

PS: Não pus o nome do teu pai no álbum pq o desconheço.. Desculpa. se quiseres manda-mo para lhinga@mail.telepac.pt

sexta-feira, abril 28, 2006 9:57:00 da manhã  
Blogger Laura Lara disse...

Francisco Ivo
O meu Pai, já falecido, era amigo do teu avô (Dr. Barros Lima). A minha Mãe, com 89 anos, conheceu-o bem e, segundo ela, ele teria vivido, durante algum tempo, no Búzi, onde um tio meu foi administrador de circunscrição. É muito provável que as fotografias que tens tenham sido tiradas pelo meu Pai. Eu tenho mais fotografias, mas não as publiquei por serem todas muito parecidas.
O meus Pais foram muito amigos do Arquitecto Ivo e da mulher (seriam os teus pais?). Foi este Arquitecto Ivo que projectou uma casa que os meus Pais mandaram construir na Ponta Gêa e de que tenho uma fotografia. Se confirmares, eu publico-a no meu blogue.
Como o mundo é pequeno!
Beijinhos beirenses

sexta-feira, abril 28, 2006 2:47:00 da tarde  
Blogger Laura Lara disse...

Luh
Lê o comentário que eu fiz ao Francisco Ivo. Se ele confirmar, vê como o mundo é pequeno.
Já vi o que publicaste. Por mim está tudo bem. Não vale a pena pôr o nome do meu Pai. Nasceu em 1911; já não deve existir quem o tenha conhecido.
Muito obrigada por tudo.
Beijinhos beirenses

sexta-feira, abril 28, 2006 2:53:00 da tarde  
Blogger Luh disse...

Há de certeza gente que se lembra do teu pai. E o Chico Ivo que também é arquitecto, é filho dos amigos dos teus pais... E o Jorge Cortez também é duma familia conhecida na Beira,
Bjs.

sexta-feira, abril 28, 2006 3:42:00 da tarde  
Blogger JPF disse...

Estou de fora, mas acho uma delícia os encontros e aproximações que a net e os blogues proporcionam. Este post e os comentários são um pequeno exemplo.

sexta-feira, abril 28, 2006 11:12:00 da tarde  
Blogger Luh disse...

Voltei.... Vai ver o resto dos comentários http://groups.msn.com/Beira/general.msnw?action=get_message&mview=0&ID_Message=38118&DDir=1

Confirma-se 1939, para a visita do PR ...
Beijinhos
Luh

sexta-feira, abril 28, 2006 11:38:00 da tarde  
Blogger Laura Lara disse...

Luh
Já lá fui ver. Como diz o JPF, "acho uma delícia os encontros e aproximações que a net e os blogues proporcionam".

A minha Mãe contou-me mais: Ela trabalhou na Companhia Nacional Algodoeira)Moçambique Comercial com o Silvino Ivo (Pai do Arquitecto Ivo) que, na altura, era o Chefe da Contabilidade.
Boa noite e beijinhos beirenses

sábado, abril 29, 2006 1:27:00 da manhã  
Blogger Laura Lara disse...

Jorge Cortez
Muito obrigada.
Tatá

sábado, abril 29, 2006 1:29:00 da manhã  
Blogger Laura Lara disse...

Nicinha
Agradeço a visita.
Também és da Beira?
Beijinhos

sábado, abril 29, 2006 1:30:00 da manhã  
Blogger Laura Lara disse...

Bárbara
Ainda bem que gostaste. É bom partilhar.
Beijinhos

sábado, abril 29, 2006 1:32:00 da manhã  
Blogger Laura Lara disse...

JPF
É verdade!
Beijinhos

sábado, abril 29, 2006 1:47:00 da manhã  
Blogger Laura Lara disse...

Madalena
Desta feita os comentários ficaram todos desordenados. Espero que me desculpes. O últimos são os primeiros.
Muitos beijinhos

sábado, abril 29, 2006 1:47:00 da manhã  
Blogger Francisco Ivo disse...

Lara,

Sim o mundo é pequeno...

O meu Avô Artur Barros Lima era advogado e irmão do Dr, Ramiro Barros Lima que foi médico no Buzi.

Sim o meu Pai era o Arq. carlos Ivo, que deixou muitas construções na Beira.

O irmão do meu Pai era o Silvino Ivo que tranbalhou quase sempre na Shell onde se reformou, por isso deve haver uma confusão quanto à CNA.

O meu Avô paterno era o Severino Ivo que era contabilista mas que não sei se trabalhou na CNA.
O primo dele o Americo Ivo, sim trabalhou no Grupo Entreposto não sei se na CNA ou na Moçambique Industrial. Era Pai do meu primo Jose Carlos Ivo, que foi pianista.

Podemos saber o nome do teu Pai? Embora todos mais novos bem podemos ainda lembar, porque não?
Um abraço,

Chico Ivo

sábado, abril 29, 2006 8:01:00 da tarde  
Blogger Laura Lara disse...

Chico Ivo
O meu Pai chamava-se Rui da Fonseca Amaral e o meu Avô Artur da Silva Lourenço. Será que ainda há quem se lembre deles? Não acredito.
Estou na Figueira da Foz, mas na terça-feira, quando regressar a Lisboa, vou colocar aqui no blogue a casa projectada pelo teu Pai.
Um abraço amigo

domingo, abril 30, 2006 2:24:00 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Laura,
Sem querer descobri o teu blog e gostei muito de tudo especialmente das fotos da Beira, nem te sabia tão apaixonada pela nossa bela terra. Que esteja tudo bem contigo, filhas e filho e também com a tua mãe, que é da idade da minha, só que a minha já nos deixou já uns anos.
Um beijinho pra ti e tudo de bom.
beirense

domingo, abril 30, 2006 6:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ola Laura

Gostei muito de ver as tuas fotografias. A minha avo nasceu na Beira.

Sabes alguma coisa sobre a Casa Antonio Lopes da Cunha? Quem era esse Antonio Lopes? Tive um antepassado com esse nome.

Abracos

Manuela

sábado, dezembro 02, 2006 11:27:00 da tarde  
Blogger Laura Lara disse...

Manuela
O Senhor António Lopes da Cunha, que foi amigo do meu Pai, tinha esta casa comercial. Era natural de Viseu e sobrinho do marido de Ana Cunha, cujo nome não sei.
Quem era a tua avó?
Obrigada pela tua visita. Beijinhos beirenses

terça-feira, dezembro 05, 2006 5:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Laura

A minha avo chamava-se Maria Paula Rodrigues Plantier.

Beijinhos

Manuela

terça-feira, dezembro 12, 2006 7:07:00 da manhã  
Blogger Laura Lara disse...

Manuela
A minha Mãe, que tem quase 90 anos (fá-los em Março, se Deus quiser), lembra-se bem da família Plantier.
Beijinhos

terça-feira, dezembro 12, 2006 2:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Laura
Fiquei contente quando li que a tua mae lembra-se da familia Plantier.

Sei pouco dos Plantiers. A tua mae tem algumas historias?

Beijinhos

sábado, dezembro 16, 2006 11:28:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home