quarta-feira, janeiro 25, 2006

Respigos de África - XXIV

Lembro-me de muitas coisas a partir dos três anos de idade.
As lembranças estão certas, mas a dimensão está errada.
Quando, já adulta, tive a oportunidade de rever o Jardim do Bacalhau, na Beira, Moçambique, fiquei triste com o seu tamanho.
Como é que o enorme jardim, onde tanto brinquei, onde tanto andei de bicicleta, encolheu tanto ao longo dos anos?
O jardim era atravessado por uma rua. Eu só brincava do lado de cá, relativamente à localização da nossa casa. Era do lado de cá que estava o coreto. O outro lado era tão longe, que merecia a sempre recomendação da minha mãe: não passem para lá!
E eu imaginava todos os perigos da desobediência – cobras, aranhas venenosas, até leões.

8 Comentários:

Blogger Torquato da Luz disse...

Os jardins da nossa infância tendem a ficar cada vez mais pequenos, Laura. Um bj.

quarta-feira, janeiro 25, 2006 7:16:00 da tarde  
Blogger lilla mig disse...

:)

quarta-feira, janeiro 25, 2006 9:58:00 da tarde  
Blogger Pitucha disse...

Eu também tive esse sentimento em relação a uma cadeira que havia em casa da avó. Diminuia cada ano que lá ía!
Beijos

quarta-feira, janeiro 25, 2006 11:46:00 da tarde  
Blogger Periférico disse...

É tudo uma questão de escala!;-)

Beijos

quinta-feira, janeiro 26, 2006 5:26:00 da tarde  
Blogger Carlota disse...

Que giro! Eu quando era pequena também achava que o corredor da casa dos meus avós era o caminho mais longo e escuro que percorria.
Quando lá voltei passados muitos anos, fiquei horrorizada por conseguir fazê-lo em seis ou sete passos!
Beijola

quinta-feira, janeiro 26, 2006 10:41:00 da tarde  
Blogger luis manuel disse...

Laura
Transformações tantas vezes físicas.
Mas lembranças tão vivas e realistas.
Quem estiver disposto a saciar a cuuriosidade ou o conhecimento das Beiras, tem nas tuas palavras um retrato sempre vivo.
Um grande abraço
Parabéns (atrasados) ao filho.
Que prenda tão original ! E que dificuldade terá sido em escolher... a cor !

Beijinhos

sexta-feira, janeiro 27, 2006 12:42:00 da manhã  
Blogger mixtu disse...

... até leões... perigosa infãncia... :)

sexta-feira, janeiro 27, 2006 1:50:00 da manhã  
Blogger Folha de Chá disse...

Que linda fotografia. Linda. :) Um jardim mágico, que te devia parecer uma floresta encantada. :)

sexta-feira, janeiro 27, 2006 5:35:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home