terça-feira, agosto 23, 2005

Hoje acordei pessimista

O artigo 69.º da Constituição da República Portuguesa estabelece que “As crianças têm direito à protecção da sociedade e do Estado […] contra […] o exercício abusivo da autoridade na família e nas demais instituições”.
_____________

Hoje estou pessimista. Acordei assim e não passa. Está calor. Fui almoçar com a minha mãe e no restaurante a televisão debitava, sem som, imagens de incêndios, incêndios e mais incêndios. Mostrou também o nosso Primeiro-Ministro Sócrates, acompanhado de uns tantos Ministros e Secretários de Estado, repetindo, em mudo, o que havia dito ontem, em sonoro. Solidariedade comunitária serve para quê? Não sabemos nada de regulamentação comunitária e lá metemos os pés pelas mãos. Mas a esta situação não se aplica. O frigorífico avariou-se. Porquê no Verão? Eu também o uso no Inverno…

Comigo vivem dois netos – de 7 e 9 anos. O que é que o mundo lhes oferece? Eles conhecem o mundo essencialmente através da televisão. Ainda que imponhamos horários e seleccionemos programas, pouco adianta porque vêm a saber por outros tudo o que foi transmitido. Os noticiários são o que sabemos e sem a bolinha devidamente aposta no canto superior direito. Considero a telenovela “Morangos com Açúcar” (que eles adoram) verdadeiramente imprópria para crianças (já fui acusada de antiquada à custa desta opinião – e por uma educadora de infância). Não estará a televisão a exercer abusivamente a sua autoridade ao impingir uma faixa tão estreita de informação? A par dos incêndios, das guerras, da violência, das fraudes, da corrupção, não haverá para contrabalançar nada de bom, saudável e interessante em Portugal, quiçá no mundo?

Para aprender a lidar melhor com este mundo, vou começar, em Outubro, a ter aulas de Psicologia. Já estou inscrita. Espero que abranja as vertentes colectiva, comparada, experimental, fisiológica, geográfica, infantil, moral e racional e que fique a entender melhor o art. 69.º da nossa Constituição.

14 Comentários:

Blogger t-shelf disse...

Temo bem que a Psicologia adense a horda de perguntas e angústias que te assolam Laura, mas pode sempre alertar para outros pontos de vista sempre interessantes. Boa preparação para o estudo;)

terça-feira, agosto 23, 2005 7:03:00 da tarde  
Blogger Laura Lara disse...

Será, Ti? Vamos ver. Beijinhos

terça-feira, agosto 23, 2005 7:18:00 da tarde  
Blogger Madalena disse...

Nada tenho a adiantar ao que a Ti disse.
Sinto o mesmo que tu. A diferença é que ainda não tenho netos, mas pergunto-me as mesmas perguntas: será que não podem dar outra coisa que nos leve a acreditar num mundo melhor para os teus netos e para os meus futuros netos também?
Sobre os "morangos com açúcar" não tenho opinião... Nunca vi!
Beijinho para ti, Laura!

terça-feira, agosto 23, 2005 9:21:00 da tarde  
Blogger Laura Lara disse...

Madalena
Vê um episódio, num dia em que estejas para aí virada. Talvez concordes comigo. Nada pode ser menos próprio para crianças, eu acho. Um grande beijo

terça-feira, agosto 23, 2005 9:27:00 da tarde  
Blogger espumante disse...

Quando João César das Neves fez uma referência, no Diário de Notícias, aos "Morangos com Acúcar" e sobre a verdadeira violência que, ao que parece, essa novela repesenta na formação dos jovens, chamaram-lhe beato e jesuita...
Beijinho para ti Laura e boa sorte no curso...

terça-feira, agosto 23, 2005 11:04:00 da tarde  
Blogger Laura Lara disse...

Espumante
Lamentavelmente, não li o que João César das Neves escreveu, mas, pelo que dizes, ele tem toda a razão.
Obrigada e beijinhos

quarta-feira, agosto 24, 2005 12:34:00 da manhã  
Blogger Laura Lara disse...

Espumante
Então já Xabes quem são as minhas filhas? Ambas têm XX.
Foi tão mais fácil educar os filhos... Mais beijinhos

quarta-feira, agosto 24, 2005 12:40:00 da manhã  
Blogger t-shelf disse...

Como deformação profissional costumo ver os morangos com acúcar- não me posso dar ao luxo de não saber do que os meus aluno/as estão a falar- e confesso que é muito pouco indicado para crianças. Para adolescentes talvez mas com reservas.. Enfim, confesso que gosto de ver, assim em jeito de estudo sociológico! Talvez seja boa ideia começar a discutir alguns dos episódios em aulas como as de Formação Cívica, ia ter pano para mangas...

quarta-feira, agosto 24, 2005 12:25:00 da tarde  
Blogger espumante disse...

A charada continua... as tuas filhas sãos as que têm os XX??? E se traduzisses isso em moedas de quinhenta?:)))

quinta-feira, agosto 25, 2005 10:25:00 da tarde  
Blogger Laura Lara disse...

Espumante
A Madalena, com a sua arte de detective, já descobriu...
A que tem blog escreve com ch, mas eu acho que deve ser com xis. A que só comenta, escreve com xis.
Adivinhado?
Beijinhos

sexta-feira, agosto 26, 2005 6:39:00 da tarde  
Blogger espumante disse...

Começo a entender melhor porque é que não acergo no Euromilhões...
O único trocadilho de ch e x que me ocorre é o da Pitucha do Cinzento... Se é ela, não lhe perdôo não mo ter dito :)))) Quanto à que comenta, com XXX ainda estou mais a leste.
Em definitvo, não dou para detective
:)

sexta-feira, agosto 26, 2005 8:51:00 da tarde  
Blogger Laura Lara disse...

Espumante

Uma já descobriste. A outra tem-te deixado alguns comentários, nomeadamente no dia 7 de Julho.
E perdoa, PLEASE, que ela é boa filhota e faz o que a mãe lhe pede.
Puzzle completo?
Beijinhos

sexta-feira, agosto 26, 2005 10:14:00 da tarde  
Blogger espumante disse...

No dia 7 de Julho tive mais de 40 comentários... mas acho que sei. É a Xana. Só pode. Mas ela não tem blohue, pois não?

segunda-feira, agosto 29, 2005 9:11:00 da tarde  
Blogger Laura Lara disse...

Espumante
Bingo. Beijinhos

terça-feira, agosto 30, 2005 3:28:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home