quinta-feira, julho 28, 2005

Estou perplexa!

Há muitos, muitos anos, quando fiz a 4.ª classe (era assim que se chamava), tínhamos um livro de História de Portugal, onde apareciam todos os reis de Portugal. Cada rei tinha direito ao seu “retrato” e ao seu cognome (pareciam-me mais ou menos iguais, mas também eram quase todos descendentes uns dos outros, por isso não tinha que me admirar, pensava eu). Cada reinado sumariava os factos mais importantes e as respectivas datas. Podíamos não estudar quase nada, mas nunca me ocorreria não saber que:
- D. Afonso Henriques tinha sido o primeiro rei de Portugal e D. Manuel II o último;
- houve quatro dinastias – afonsina, de Avis, filipina e bragantina;
- D. Dinis mandou plantar os pinhais de Leiria e da Azambuja;
- etc., etc., etc.;
- que os Filipes I, II e III eram espanhóis, ocuparam uma dinastia inteirinha e não tinham direito a Dom.

Mas, ontem, num concurso na RTP 1, ocorreu à concorrente não saber o nome do rei que sucedeu a Filipe I.

Estou perplexa! Culpa de quem? Minha, é claro, que não sei que hoje se aprendem coisas muito mais úteis!

13 Comentários:

Blogger Pitucha disse...

Então a terceira dinastia que era a mais fácil de decorar! Eu perdia-me era na quarta que era sempre dada a correr porque o ano lectivo estava a acabar...
Beijos

quinta-feira, julho 28, 2005 5:37:00 da tarde  
Blogger Madalena disse...

Um beijinho, Laura. Agora é que eu gostava de ter aulas de história. Por que é que o gosto pela história chega sempre tão tarde!!!

sexta-feira, julho 29, 2005 12:27:00 da manhã  
Blogger Madalena disse...

Exma. Sra. Presidente Companhia Na Senda das Beiras
Madalena Santos, 53 anos, casada, afrossaloia, operária da educação, residente em Choraquelogobebes vem requerer autorização para uma ausência de alguns dias,não para gozo de merecidas férias, mas para "tratamento intensivo à base de multidões", no sul do País, indispensável à consciência do real valor da pacatez da provinciana aldeia global.
Nestes termos,
Pede deferimento.
Madalena Santos
Choraquelogobebes, 29 de Julho de 2005

sexta-feira, julho 29, 2005 10:02:00 da manhã  
Blogger AS disse...

Infelizmente essa é a realidade... e não se passa só com a História de Portugal!... Lembram-se dos rios, afluentes, linhas férreas?

Bjs

sexta-feira, julho 29, 2005 12:32:00 da tarde  
Blogger Incompetente disse...

Ó Laura,

Pois é! E, de repente, toda a gente é craque a História.

Não batam mais na senhora!
Ao que consta, a "vítima" terá respondido, em "off", ao Malato:

"Recuso-me determinantemente a responder a essa pergunta. Não me pronuncio sobre ditadores estrangeiros, ocupacionistas, imperialistas e colonialistas!
E viva Portugal!"
E agora?!

(Vai ver o que arranjaste no Zero!)

Beijo incompetente e um óptimo fim-de-semana!

sábado, julho 30, 2005 12:39:00 da manhã  
Blogger t-shelf disse...

Modernices é o que é! Beijinhos Laura

sábado, julho 30, 2005 11:51:00 da manhã  
Anonymous Dodo disse...

Há dias, um concorrente (licenciado) não fazia a mais pequena ideia do significado de "chusma" (s. f.). Atirou à sorte (33,3% de hipóteses, não é muito difícil) e lá ganhou uma "caterva" de euros.

sábado, julho 30, 2005 2:33:00 da tarde  
Blogger António disse...

Mas saber quem sucedeu a Filipe I é coisa que faça reduzir o deficit orçamental?
Não?
Então que se lixe a História!
Jinhos

sábado, julho 30, 2005 11:58:00 da tarde  
Anonymous titas disse...

p.favor..... passa o + urgentemente possível pelo meu berlogue

(desculpa a pressa. Voltarei mais tarde. Para ler e saborear. Como mereces).


//(~_~)\\ um beijo da Titas

segunda-feira, agosto 01, 2005 12:59:00 da manhã  
Blogger lilla mig disse...

Bom, uma vez vi um pedaço do 1,2,3 em que o casal, bem jovem, não conseguia dizer as capitais dos países da União Europeia, não passavam de Paris e Roma, daaahhhhhhh!! Fiquei em estado de choque!! No meu tempo ainda havia que memorizar tudo, algumas coisas ficaram, pois! Beijos

terça-feira, agosto 02, 2005 8:04:00 da manhã  
Blogger Madalena disse...

Querida Laura, já voltei dos banhos de multidão. Trouxe um pedacinho de mar, um pedacinho de céu, uma ondinha a espreguçar-se num pedacinho de areia... Tudo isto emnrulhado em duas rochas. É para todos...
Deixo os meus beijinhos e o desejo que me ensines tudo o que tu sabes, que eu já percebi que o podes fazer.

quinta-feira, agosto 04, 2005 3:01:00 da tarde  
Blogger Madalena disse...

Então Laura? Não apareces... por aqui... pelos blogs...
Beijinhos!!!
Tenho cá um segredo para te contar!!!

quarta-feira, agosto 17, 2005 9:07:00 da tarde  
Blogger Bárbara Vale-Frias disse...

Assusta, não é? Os miúdos chegam-me ao 10º ano sem saber fazer contas de dividir (às vezes, nem de multiplicar!), sem saber escrever uma frase sem meia dúzia de erros (no mínimo!) e sem conhecerem rios, serras e planetas!

terça-feira, setembro 06, 2005 9:28:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home